Páginas

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Bolo de Cenoura

Olás!

Como a gente fica dependente de coisa que há pouco tempo nem existia! Estou sem máquina digital e fico triste em não conseguir postar as fotos das receitas. No meu celular tem a máquina, mas não consigo baixar as fotos, então praticamente não tem, rss.

De qualquer forma, coloco a receita do Bolo de Cenoura, com algumas adaptações que fiz para diminuir as calorias, aumentar as fibras, diminuir a gordura e aumentar o cálcio. As meninas comeram ontem como sobremesa do jantar e aprovaram, rsss. Espero que gostem!!!

Bolo de Cenoura

Ingredientes:
02 Cenouras médias
03 Ovos
3/4 de xícara (chá) de Açúcar light
01 xícara (chá) de Leite desnatado
1/2 xícara (chá) de Óleo de Milho
1 1/2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo
01 xícara (chá) de Aveia em Flocos Finos
01 colher (sopa) de Fermento em pó

Modo de Preparo:
Bater no liqüidificador os 05 primeiros ingredientes. Misturar com as farinhas e o fermento. Colocar em forma untada e enfarinhada e assar em forno médio/alto.

Se quiser, colocar calda de chocolate por cima, após o bolo assado.

bjs maternos.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Peixe Crespinho

Olá!

Hoje coloco uma receita que gosto muito, pois dá uma crocância ao peixe que até "parece" frito.

Peixe Crespinho no Forno

Ingredientes:
4 filés de peixe de carne rija com 120 g cada, 4 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 clara de ovo, 4 colheres(sopa) de farinha de rosca, 4 colheres (sopa) de fubá de milho fino, ½ colher (chá) de manjericão, 2 colheres (chá) de raspa de limão, sal a gosto.

Modo de Preparo:
Num prato raso, coloque a farinha de trigo. Numa tigela, bata as claras até ficarem espumosas. Noutro prato, misture a farinha de rosca, o fubá, o manjericão, o sal e a raspa de limão. Passe os filés primeiro na mistura de farinha de trigo, depois na clara de ovo e por último na mistura de farinha de rosca. Deite-os numa forma refratária untada e leve ao forno quente por 6 -8 minutos, ou até que a carne do peixe comece a desfiar com um garfo.

Rendimento: 4 porções

Bom Apetite!!!

bjs maternos

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Gelatina de Beterraba

Olás!

Bom Feriado a todos!!!

Fiz a receita de Gelatina de Beterraba para as meninas e elas adoraram! Mas sinceramente, prá ficar azeda a bendita precisava de bastante açúcar ainda, de tão azeda que ficou, rsss. As pequenas fizeram uma carinha feia na primeira colherada, mas comeram um potão cada uma.

Eu procuro colocar o mínimo de açúcar nas receitas que faço em casa pois assim vou educando o paladar delas e reeducando o meu.

A Gelatina de Beterraba não fica realmente parecendo uma gelatina, mas a aparência e o sabor ficam bons e não tem os corantes e o monte de açúcar que as industrializadas trazem.

Olhem a receita, é bem fácil de fazer:

Ingredientes:
- ½ litro de água na qual foi cozida a beterraba, sem sal,
- açúcar (mascavo) a gosto (eu coloquei 03 colheres de sopa)
- suco de 2 limões
- 3 colheres de sopa de amido de milho (maisena)

Preparo: Misturar o caldo de beterraba com o açúcar e o amido e levar ao fogo para engrossar. Acrescentar o suco de limão depois de desligar o fogo e levar para gelar.

Bjs Maternos!

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

ALERTA - MACARRÃO INSTANTÂNEO

Olás!

Hoje quero alertar aos pais sobre o não tão inocente Macarrão Instantâneo. Aquele do pacotinho, todo enroladinho e que já vem com o tempero, super fácil e rápido de preparar e que é amado pelas crianças, mas nutricionalmente deveria ser abolido do cardápio delas.

Vejam só: comparando 01 pcte de Macarrão Instantâneo Galinha Caipira (85g) com 01 porção de Macarrão Espaguete (80g) temos:

- Gorduras Totais = 16g no Instantâneo e 1,1g no Espaguete

- Sódio = 1960mg no Instantâneo e 20mg no Espaguete

A quantidade de sódio do Macarrão Instantâneo corresponde a 82% do que é recomendado a um ADULTO ingerir POR DIA! Só isso já bastaria para minha preocupação, mas ainda podemos acrescentar que muitas crianças consomem o bendito com Catchup, Queijo ralado, Nuggetts, todos esses alimentos que também tem MUITO sal.

Aí vemos uma boa contribuição para que tantas crianças pequenas já apresentarem pressão alta.

Além disso ainda tem o fato de que elas muitas vezes comem o macarrão como sendo uma refeição e ele não contém vitaminas, minerais e fibras e a refeição fica com excesso de gordura e sal e extremamente carente em outros nutrientes.

Vocês já ouviram falar de Fome Oculta? Pois é, há muitas pessoas, independente de classe econômica, que apresentam deficiências nutricionais e nem sabem. Muitos, eu até acho que a maioria, dos obesos é desnutrido.

Então, fica aí a dica de hoje.

bjs maternos

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Muito Obrigada!!!

Olás!

Vocês não imaginam como fico feliz com os comentários!!!

Simone e Alane - as meninas são mesmo "boas de colher", mas muito "boas de fralda" tb, rsss. Comer bem não tem muito haver com comer muito, cada criança come uma quantidade, o mais importante é que coloquemos limites de horários e tipos de alimentos servidos. Na escola infantil onde trabalho vejo com freqüência pais que oferecem açúcar, frituras, embutidos desde muito cedo e fica difícil fazê-los comer bem.

Rosi - também me lembro de você. Tomara que as dicas possam te ajudar com o Daniel. Mas pode ser fase tb.

Denise - muito obrigada por dar dicas de posts. Vou montar um com o tema que vc. sugeriu.

Alane - o Zandor deve estar lindo!! Muito obrigada pelas receitinhas de sucos. Só sugiro que vc. evite ao máximo acrescentar açúcar (mesmo na forma de geléia) pois depois que eles aprendem quão bom é o docinho, fica difícil aceitar o azedinho, rsss. Vou montar tb. um tópico para crianças que não são amamentadas. As minhas tb. não foram. E esqueci a receita do "danoninho", vou colocar.

Sandra - vc me descobriu mesmo antes da "propaganda", rsss.

Bjs maternos a todas!!!!

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Receita de Verão

Olás!

Já que o sol está voltando, segue a receita de um sorvete bem gostoso. Eu ainda não fiz para as pequenas porque elas não estão tomando leite de vaca, mas coloquei no cardápio de uma escola infantil e as crianças amaram. Uma dica é substituir metade do iogurte por leite de vaca para a receita ficar mais docinha.

Sorvete de Manga

rendimento: 6 porções
1 xícara de polpa de manga madura picada
1/2 xícara de açúcar
2 copos de iogurte natural
Modo de Fazer:
Bater no liquidificador todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Despeje o sorvete num recipiente de metal, cubra com filme plástico e deixe no freezer até firmar. Depois bater na batedeira rapidamente e devolver ao freezer por mais 3 a 4 horas antes de servir.


Obs.: se quiser preparar picolés, coloque o sorvete em forminhas
de picolés ou de gelo depois de bater na batedeira.

bjs maternos
Fátima